Você sabe o que é arte digital?
Blog---Capa-SAGA--Blog---Otaku (1)
Otaku: descubra agora se você é um também
12/20/2016
BLOG-PAC-MAN-30-anos2
Pac-Man: o que está por trás desta história de mais de 30 anos?
01/09/2017
Exibir Tudo

Você sabe o que é arte digital?

Você sabe o que é arte digital

A arte é uma das expressões mais intrínsecas ao ser humano, acompanhando a nossa trajetória desde o período Paleolítico. É por ela que transmitimos sentimentos, ideias e histórias, expressando o que somos e o como vemos o mundo ao nosso redor. Os meios artísticos sempre acompanharam a evolução dos meios tecnológicos e na Era Digital isso não seria diferente.

Assim, veja em nosso post de hoje o que é a arte digital e como ela tem se desenvolvido desde seu surgimento!

start_Salvador_pinturadigital_Zana-Souza_01

Arte: Zana Souza

O que é a arte digital?

Existem vários modos de definir o conceito, mas pode-se afirmar que a arte digital engloba toda e qualquer manifestação artística executada com a ajuda de meios eletrônicos — computadores, smartphones ou similares.

Tais aplicações artísticas podem estar expostas tanto em meios virtuais quanto em suportes tradicionais. Como exemplos de manifestações artísticas digitais, temos a web art, as ilustrações digitais, as técnicas de video mapping e os gifs.

nake-all-artworks-matrizen--dam-11382-zB0mK-de-2

Frieder Nake, Matrizen

Warhol-amiga05

Crédito da imagem: Konbini.com

Como ela surgiu?

A arte digital foi possibilitada graças ao surgimento das formas de arte contemporâneas. Elas começaram a ganhar força no período pós-guerra, rompendo com as tradições e regras rígidas do movimento modernista, que por sua vez havia substituído as escolas de arte academicista. A evolução das técnicas e dos suportes apontava cada vez mais para formas de arte flexíveis, inovadoras e que cruzassem barreiras então consolidadas.

Com o aparecimento dos primeiros computadores, de dimensões colossais e capacidade de processamento ínfima, artistas de vanguarda viram um novo espaço de experimentação aberto. Um destes inovadores foi o alemão Frieder Nake, que, com a ajuda de um algoritmo e um computador, interpretou matematicamente a pintura “Highroads and Byroads”, de Paul Klee, transferindo o resultado para uma mesa de desenho.

Já em 1967, dois engenheiros de computação da Bell Labs utilizaram um cartão perfurado de computador para traduzir uma fotografia capturada para a linguagem ASCII. O resultado foi a obra Nude, que ganhou destaque em jornais de grande circulação à época.

Saltando à década de 1980, Andy Warhol, gênio da pop art, é contratado pela Commodore para promover o computador Amiga, um dos primeiros modelos fabricados em grande escala, e produz uma série de 28 experimentos em arte utilizando o computador.

Atualmente, a arte digital tem avançado em técnicas interativas, convidando o espectador a ser também parte da obra, como na instalação “Treachery of the Sanctuary” ou nas paredes cobertas por QR codes na área russa da Bienal de Veneza, em 2012.

start_tatuape_ilustracaodigital_Diego Oliveira_02

Arte: Diego Oliveira

Qual é o perfil do artista digital?

No Brasil, o artista digital é, em média jovem, do sexo masculino, que acompanha as últimas inovações tecnológicas e as movimentações do mercado e da arte mundial. Tanto aqui como no resto do mundo, ainda é uma profissão dominada por homens, embora as mulheres estejam ganhando cada vez mais o merecido espaço.

Neste artigo, vimos o que é a arte digital, como seu surgimento foi possibilitado, como ela vem evoluindo nas últimas décadas e quais são as tendências para o futuro próximo. Aproveite e descubra mais sobre este campo tão inovador e cheio de possibilidades ainda pouco exploradas!

Gostou do texto? Tem mais dicas de artistas digitais de sucesso? Escreva para a gente nos comentários!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso START