Se houvesse uma estratégia capaz de tornar seus funcionários mais eficientes, garantir o sucesso de uma nova plataforma e aumentar o engajamento com sua ferramenta, você provavelmente iria querer conhecê-la agora mesmo.

Criada a partir de modelos matemáticos, a Teoria dos Jogos foi fundamental para possibilitar a descoberta dessa oportunidade, e vêm ajudando empresas em todo o mundo a criarem interações mais significativas com seus produtos.

Depois dela, designers e especialistas em usabilidade traçaram o caminho para o gamification. Descubra o que é gamificação e como utilizá-la para engajar seus funcionários, executar treinamentos e incentivar o aprendizado através da competitividade.

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Crédito da imagem: usermobile.com

Entenda o que é Gamificação

Gamificação, do inglês gamification, é a estratégia que aproveita o nosso instinto de competitividade natural para transformar atividades cotidianas em tarefas a serem cumpridas, como em um jogo. Esse incentivo define metas e mecanismos através dos quais um usuário é despertado pela curiosidade a explorar um novo contexto, seja ele de aprendizado, execução de rotinas ou meramente operacional.

A ideia por trás da gamificação é manter seu interlocutor entretido e focado em um determinado processo, com altos índices de aproveitamento e engajamento. Isso significa oferecer prêmios, badges e placares que reforçam um comportamento positivo do usuário e oferecem a sensação de conquista.

Possibilidades de engajamento da Gamificação

A gamificação é útil para medir o progresso dos usuários e incentivar o contato com sua plataforma, sendo utilizada por empresas como o Swarm, da Foursquare e Duolingo para promover seus produtos e mensurar o engajamento. No Swarm, explorar a cidade é um jogo e você deve superar seus amigos em número de locais visitados, frequência e participação a fim de se tornar o maior explorador.

O Duolingo, por sua vez, utiliza uma estratégia similar, distribuindo pontos de acordo com a frequência de acesso, quantidade de aulas realizadas e pontos adquiridos, que funcionam também para avaliar o aprendizado autônomo de uma nova língua. Essa estratégia simples é capaz de reter o público, transformando sua solução em algo viciante.

Promover sua ferramenta é outro dos benefícios do gamification, que incentiva usuários a se conectarem com o máximo de amigos possível, transformando a brincadeira em algo divertido, afinal, qual é a graça de brincar sozinho? Através desse incentivo, é possível ampliar a divulgação de sua ferramenta e conquistar novos usuários.

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Crédito da imagem: elearningindustry.com

Gamificação no ambiente corporativo

Quando falamos no ambiente corporativo a gamificação tem muito a contribuir, dividindo atividades complexas, como treinamentos e reuniões, em várias etapas que devem ser vencidas pela sua equipe. Para o gestor, a principal vantagem fica na definição de metas claras para sua equipe. Para o time, aprimorar seu avanço torna-se bem mais simples com o feedback proporcionado.

Especializar seus funcionários e torná-los peritos no seu negócio através do incentivo e com a distribuição de prêmios é muito mais eficiente do que outras formas de transmitir conhecimento, já que permite a definição de parâmetros sob os quais eles serão avaliados.

Criar um software tendo em mente a lógica da gamificação vai transformar seus resultados e permitir auferi-los com maior precisão. Além de engajar funcionários, usuários e clientes, é possível encontrar também oportunidades de lucro para seu negócio. Gamificação é um mercado voraz, que movimentará até o ano de 2018 cerca de 5 bilhões de dólares ao redor do mundo.

Agora que você já sabe o que é gamificação, que tal continuar aprendendo outros conceitos que vão mudar a forma como você vê o mundo ao seu redor? Assine a nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo em seu endereço de e-mail!

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