6 dicas essenciais para o seu primeiro cosplay

6 dicas essenciais para o seu primeiro cosplay

Identidade Visual: 5 coisas que uma empresa precisa ter
02/13/2017
Atualize-se! Conheça as principais novidades do Photoshop CC 2017
02/21/2017
Exibir Tudo

Você sente vontade de fazer cosplay mas não sabe bem por onde começar? Isso é bastante comum, na verdade. Na internet, é possível ver cosplays extremamente realistas e com uma superprodução impressionante, no entanto, não é tão difícil quanto parece.

Para provar isso, hoje trouxemos algumas dicas que são essenciais para quem quer fazer o primeiro cosplay. Confira!

1. Escolha um personagem que tenha a ver com você

A escolha do personagem é o primeiro passo, mas ela deve ser feita com cautela. Não vá escolher um personagem apenas porque ele está fazendo sucesso ou porque é mais fácil. Opte por um que você realmente goste e que tenha a ver com a sua personalidade.

O cosplay não é apenas colocar uma roupa, mas realmente entrar no personagem, sentir-se e comportar-se como ele. Você também pode usar a criatividade e fazer algumas mudanças, como uma versão feminina ou masculina do personagem.

2. Pesquise sobre o personagem

Após escolher, pesquise um pouco sobre quem você vai personificar. Alguns deles sofrem mudanças não só na roupa como também no comportamento conforme o decorrer dos anos.

Portanto, se você vai interpretá-lo, preste atenção aos detalhes e analise a história. Quando necessário, escolha uma etapa da vida do personagem e foque nela.

Rebbeca Swift. Fonte: gofeminin.de

Rebbeca Swift. Fonte: gofeminin.de

3. Teste a maquiagem com antecedência

Atualmente, é possível encontrar maquiagens baratas e com boa qualidade, mas alguns personagens acabam demandando um pouco mais de trabalho nesse quesito, pois pode ser complicado encontrar as cores ou até materiais para a textura que você precisa. Alguns precisam até mesmo de outros materiais como tintas corporais especiais. Portanto, nada de deixar para última hora.

Utilize a internet para pesquisar marcas e sites para comprar o que precisa. Assim, você pode até economizar. Depois, basta testar a maquiagem em casa para ver quanto tempo ela dura até ser necessário retocá-la e também para verificar se o resultado final será como o esperado.

Ryan Rasmussen. Fonte: ryancrasmussen.blospot

Ryan Rasmussen. Fonte: ryancrasmussen.blospot

4. Avalie o quanto pode gastar no seu primeiro cosplay

Tudo bem que algumas pessoas podem gastar uma quantia alta no cosplay, mas isso não é uma realidade para todos. Tenha um limite para os gastos, depois, basta montar seu personagem dentro deste limite para não ter surpresas depois.

Existem algumas roupas que podem ser compradas prontas, mas a dica para economizar é você mesmo comprar os tecidos e costurá-las. Caso não tenha habilidades desse tipo, procure alguém que faça esse tipo de trabalho — neste caso, você também pode pedir indicação a alguém que já faça cosplay.

Cosplayer Tasha. Fonte: theescapemagazine.com

Cosplayer Tasha. Fonte: theescapemagazine.com

5. Não se esqueça do conforto

Eventos de cosplay, como o Anime Friends, por exemplo, costumam durar algumas horas e você deve levar isso em consideração ao montar seu personagem. Roupas muito quentes ou apertadas podem se tornar bastante desconfortáveis, assim como acessórios pesados.

Sendo assim, por mais que a estética seja importante, para que você aproveite ao máximo é preciso que todo o seu cosplay seja confortável. Isso nem sempre é possível, pois alguns personagens exigem que você sacrifique o conforto para conseguir um resultado melhor. No entanto, faça de tudo para estar o menos desconfortável que puder.

Steven K Smith. Fonte: Cosplay.Kotaku.com

Steven K Smith. Fonte: Cosplay.Kotaku.com

6. Tenha cuidado com o transporte das roupas e dos acessórios

Você planejou todo o seu cosplay, fez ele ficar do jeito que você queria. Não é durante o caminho pro evento que você vai carregá-lo de qualquer jeito, não é? Verifique com antecedência como você fará para chegar ao local e como você poderá levar os acessórios em segurança.

Leve também um kit para imprevistos, com agulhas e linhas de costura, maquiagem, tinta corporal, fitas adesivas e o que mais precisar para consertar um possível dano no seu primeiro cosplay durante o evento.

E você? Já fez algum cosplay? Criou coragem para fazer depois de ler o artigo? Conta pra gente as suas ideias.

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso START