Otaku: descubra agora se você é um também

Otaku: descubra agora se você é um também

Capa-Blog-3D
O que é modelagem 3D?
12/10/2016
Você sabe o que é arte digital
Você sabe o que é arte digital?
12/26/2016
Exibir Tudo

Otaku: descubra agora se você é um também

Blog---Capa-SAGA--Blog---Otaku (1)

Muito mais do que um amante de mangás e animes, o otaku, por definição, é um verdadeiro fã da cultura japonesa. Porém, fique atento: se vestir como seu personagem favorito ou ver alguns animes na TV, apesar de serem características comuns entre os otakus, não faz de você um membro desse grupo. Talvez um iniciante, mas nada que garanta um lugar de honra.

Para ser parte do grupo cultural ou tribo urbana – como é conhecido esse movimento – e ganhar o título de otaku, é preciso que a cultura japonesa faça parte do seu estilo de vida e não apenas dos momentos de descontração.

Nesse post, vamos trazer algumas características comuns entre os otakus. Continue a leitura e descubra se você já pode ser considerado um!

439003

Samurai Champloo

1. Assistir anime o tempo todo

Não importa o que aconteça, não importa os compromissos e não importa se faz chuva ou faz sol: um otaku de verdade não passa um dia sequer sem ver um anime. Seja na TV, seja no DVD ou seja online, um momento para assistir anime faz parte do planejamento diário.

Além disso, é comum que os otakus usem ainda o tempo livre para ler mangás, que são histórias em quadrinhos de origem japonesa.

japanese-culture-day-japan-culture-day-800-360

Crédito da imagem: life.org

2. Conhecer a cultura japonesa

Quem pretende seguir um estilo de vida baseado nos animes japoneses precisa conhecer a cultura do país. Um otaku de verdade precisa saber, no mínimo, algumas palavras no idioma japonês, conhecer músicas japonesas e os principais símbolos da cultura do Japão.

Alguns otakus, por exemplo, se interessam tanto pelos costumes japoneses que chegam a fazer cursos do idioma para poderem se inteirar mais sobre a cultura!

KoichiNakayasu

Crédito da imagem: Crunchyroll.com

3. Ter o desejo sincero de possuir um estilo de vida otaku

Um verdadeiro otaku está sempre em busca de aumentar os itens da coleção, procurando em revistas e sites especializados roupas e detalhes dos personagens favoritos.

Para aumentar a adesão ao estilo de vida otaku, muitos se transformam em cosplayers (pessoas que se fantasiam de seus personagens fictícios favoritos da cultura pop japonesa) e mergulham de vez na cultura do Japão.

chrono_trigge_wallpaper

Chrono Trigger

4. Conhecer e gostar de jogos japoneses

Quem nunca ouviu falar do famoso RPG (role-playing game), um jogo de interpretação de personagens? Porém, atenção: para ser um verdadeiro otaku, não basta ouvir falar ou conhecer o jogo — é preciso fazer parte dessa história e jogar frequentemente.

O RPG é apenas um exemplo,  e se você for mesmo um otaku, deve saber que existem diversos jogos que fazem parte dessa cultura — especialmente aqueles lançados pela franquia Nintendo.

Conhecer e gostar de jogos japoneses pode ser considerado um passo a mais em direção ao estilo de vida dos otakus, que vai além de apenas gostar de animes e ler mangás. É por isso que os games online estão, cada vez mais, conquistando os amantes desta cultura.

Pinoy-Otaku-Festival-2014-FANTASM (2)

Crédito da imagem: ranneveryday.com

5. Participar de eventos de otaku

Participar dos eventos para estar em contato com pessoas que tenham gostos parecidos com o seu é uma obrigação! Um otaku que se preze não deve ficar só em casa jogando, assistindo ou lendo: é necessário ter um contato direto com outros membros da tribo.

Além disso, um encontro de otakus é muito importante para aumentar o conhecimento sobre a cultura japonesa. Aproveite para trocar dicas sobre games e animes nestes eventos!

d2c8723c84387a6a4ad6d6d0d2aa2554

Crédito da imagem: Pinterest

6. Ter um quarto decorado com a cultura japonesa

Um otaku de verdade não vai dormir em um quarto simples e sem uma decoração personalizada, né? Almofadas com personagens de animes, mangás espalhados pela escrivaninha, pilhas de DVDs de animes e roupas especiais de cosplayer são alguns dos sinais de que ali dorme um feliz otaku.

Dormir em um quarto assim é só para aqueles que já se encontram em um nível bem avançado na escala de otakus, além de ser uma consequência natural de ser um jovem aficionado pela cultura japonesa.

E você, acredita que é um verdadeiro otaku? Deixe um comentário no post nos contando sua experiência com esse estilo de vida.

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso PLAYGAME