O que um Concept Artist para games faz?
Mais vida à sua arte 3D: conheça tudo sobre o Substance Painter
04/28/2017
Comunicação visual no Brasil: conheça as tendências de mercado
05/22/2017
Exibir Tudo

Se você já viu algum vídeo ou livro, ou até mesmo imagens da produção de um game, deve ter reparado em algumas ilustrações bem iniciais do jogo, com um estilo parecido com o resultado final, mas um pouco diferente.

Esta é a Concept Art, um trabalho fundamental na indústria de jogos eletrônicos. Você gosta de ilustrar e pretende seguir carreira? Veja agora o que faz um Concept Artist para games:

Concept Art do game “Subnautica” . Fonte: Pinterest

O que é Concept Art?

Esta é fácil de traduzir: Arte Conceitual. O Concept Art é uma ilustração que pode ser em esboço, uma aquarela, arte digital, de qualquer forma necessária para passar o conceito e as ideias de um jogo para o papel.

É a Concept Art que servirá de guia para todos os artistas que vão trabalhar no game, como design de cenários, personagens e até o produtor musical! Ou seja, a arte conceitual é um guia de estilo, por isso, ele é tão importante no processo de produção de um game.

Render 3D de personagem do Darksiders 2. Fonte: Select Game

Quais habilidades um Concept Artist precisa ter?

Se você pensa em ser um artista conceitual, deve treinar bastante suas habilidades de ilustração e ser bastante imaginativo.

O seu trabalho será transferir para o papel o que está apenas na cabeça de uma pessoa para que várias outras, de diferentes áreas, compreendam da mesma forma. Por isso, é tão importante estudar, pesquisar referências e nunca parar de praticar.

Na hora de escolher uma faculdade, qualquer uma que te dê noções de ilustração e artes visuais pode te ajudar. Neste caso, entram Design, Belas Artes, Comunicação Visual e por aí vai.

E claro: comece desde já a aprender os principais softwares de ilustração como o Photoshop e o Illustrator — ou até um de modelagem 3D, como o ZBrush.

Concept art de Jetstream Sam de Metal Gear Rising: Revengeance. Fonte: Gameinformer.

Concept art de cenário do game The Last of Us. Fonte: Concept Art World

Concept art de armadura de ferro do game Runescape. Fonte: Runescape Wikia

Concept Art de divulgação de Hearthstone. Fonte: BlizzPlanet

O que faz um Concept Artist para games?

Qual vai ser exatamente a sua função se você decidir seguir carreira? Você provavelmente vai ser requisitado em três formas de criação e ilustração:

Criação conceitual

O trabalho principal de um Concept Artist é criar o máximo de ilustrações possíveis para guiar toda a equipe de desenvolvimento. Aqui, entra de tudo:

  • personagens;
  • cenários;
  • cores;
  • roupas;
  • objetos;
  • texturas;
  • movimentos;
  • máquinas;
  • equipamentos.

A sua função é criar um estilo claro e que una todos esses elementos em um universo único. Quando o jogo começar a ser produzido, não importa se são 3 ou 300 pessoas trabalhando no projeto, elas vão seguir o caminho que você traçou inicialmente.

Criação comercial

Outro tipo de arte conceitual que você provavelmente terá que produzir são ilustrações do estilo que você já criou mas com um apelo mais comercial, sem tanto da parte técnica e descritiva.

Esta arte será usada para vender seu jogo para investidores, produtoras e distribuidoras que tenham interesse em investir no game antes ou no início do desenvolvimento.

Criação publicitária

Lembra que no início falamos sobre vídeos, imagens e livros com arte conceitual? As ilustrações de um Concept Artist também são usadas para chamar a atenção do público, aumentar a expectativa para o lançamento ou vender material adicional no futuro.

As Concept Arts, nesse caso, devem ser mais bem finalizadas e resolvidas porque, em vez de servirem apenas como guia, serão um produto final entregue ao consumidor. O Concept Artist para games é um profissional que treina muito, consome muitas referências visuais e gosta de ver a sua imaginação ganhar vida.

E aí? Você se encaixa nessa descrição? Então, nos siga no Facebook, no Twitter, no YouTube e no Instagram para receber mais informações sobre o mercado de trabalho na indústria dos games!

E se você já está preparado para iniciar a sua trajetória para se tornar um desenvolvedor de games, conheça o curso de desenvolvimento da SAGA!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso START