O que é modelagem 3D?
Capa-Blog-Criativo
Dia da Criatividade – 7 dicas para ser mais criativo
11/17/2016
Blog---Capa-SAGA--Blog---Otaku (1)
Otaku: descubra agora se você é um também
12/20/2016
Exibir Tudo
Capa-Blog-3D

O uso da tecnologia 3D para games não é mais uma novidade. A esmagadora maioria dos jogos lançados são desenvolvidos com esse recurso e ele também está presente em muitos filmes de animação. As técnicas de modelagem 3D permitem a construção de personagens sofisticados, cenários cheios de detalhes e muito próximos da realidade.

Se você curte animação, quer se tornar um desenvolvedor de jogos ou apenas saber um pouco mais sobre esse universo, confira o post que preparamos com as principais dicas para você!

PER-LPA-LUIZ-FELIPE-AROCA

Arte: Luiz Felipe Aroca

O que é modelagem 3D?

É basicamente o processo de criar um objeto com 3 dimensões, por meio de programas específicos para isso. Com essa técnica, é possível simular objetos, cenários e personagens em cenas animadas ou estáticas. Sua aplicação é destinada a diversas áreas, como cinema, jogos, arquitetura e ilustrações.

49379-o-que-e-modelagem-3d-e-como-usala-na-animacao

Como acontece o processo de criação em 3 dimensões?

Para desenvolver a criação de qualquer cena 3D, por meio de modelagem em computadores, é importante ter em mente a sua aplicação, a complexidade e o estilo desejados.

Esta cena pode ser uma simulação da realidade ou uma cena estilizada como de filmes para crianças que utilizam o estilo cartoon, por exemplo. No processo de criação, alguns passos são comuns a todas as aplicações:

start_salvador_modelagem3D_Ismael_Aragao_01

Arte: Ismael Aragão

Concepção dos elementos

Este é o momento de definir o estilo da imagem que deseja criar, se ela será uma cena estática ou animação. É importante listar todos os elementos que serão modelados, a composição e o aspecto de cada um: cor, textura, rugosidade etc.

Nesta etapa, é aconselhado construir um projeto com desenhos, storyboard (no caso das animações), referências e descrições. Todo esse planejamento poupa tempo na confecção da sua arte 3D e facilita o resultado da imagem final.

Fabio-Nishikata-Saga-Santo-Amaro

Arte: Fábio Nishikata

Modelagem

A partir do planejamento realizado na concepção, é iniciada a modelagem nos softwares específicos. Alguns programas como Autodesk Maya, Max, cinema 4d ou Blender são os mais usados. Contudo, é possível contar com o apoio de programas como Zbrush ou Mudbox para elaboração de modelagens mais orgânicas como as de personagens.

Também em programas 3D são feitas estruturas, conhecidas como rigging, para que seja possível animar os objetos modelados. Por exemplo, mãos e pés podem conter dedos com articulações. O limite aqui é a sua criatividade!

REC-ALEXANDRE-MARCHI

Arte: Alexandre Marchi

Renderização

Com a cena modelada e texturizada, chegou o momento de criar a iluminação e gerar a imagem (renderizar) para que se transforme no que foi concebido.

O modelo desenvolvido nos programas 3D aparece para você em uma cor sólida ou com texturas simples para uma pré-visualização. A cena completa, com todos os efeitos de luz, sombras e aspecto dos materiais precisam ser geradas em um renderer — programa ou plugin que dará a saída final para a imagem.

3uZi6cn

Cena de Final Fantasy XV

Cenas 3D para games

A renderização neste caso é diferente, já que é feita em tempo real no game. Toda a simulação de luz, sombra e aspectos das texturas é criada na sua tela, enquanto acontece o jogo. A Engine, programa para criação de jogos, é responsável por proporcionar essa simulação em tempo real. As mais populares são a Unreal Engine, utilizada no Curso Playgame, e a Unity.

sinapse_recife_modelagem3D_Rodolfo_Pimentel_02

Arte: Rodolfo Pimentel

Pós-produção

Quase toda cena 3D criada e renderizada, seja ela estática ou uma animação, passa por algum tratamento de pós-produção. Cenas estáticas podem ter suas cores ou estilo melhorados em programas como Photoshop.

Isso também acontece com animações, que são inseridas em outras cenas ou alteradas na composição utilizando programas como o After Effects.

Já deu para perceber que o universo é extenso e cheio de oportunidades, não é? Gostou do texto e está interessado em aprender mais sobre modelagem 3D e animação? Entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar você!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso PLAYGAME