Mais vida à sua arte 3D: conheça tudo sobre o Substance Painter

Mais vida à sua arte 3D: conheça tudo sobre o Substance Painter

5 softwares de modelagem 3D que você deveria testar
03/21/2017
O que um Concept Artist para games faz?
05/02/2017
Exibir Tudo

Mais vida à sua arte 3D: conheça tudo sobre o Substance Painter

Qualquer profissional que lida com as artes digitais sabe da necessidade de softwares avançados e eficientes para fazer um bom trabalho. Por isso, é importante se manter atualizado sobre os lançamentos da indústria gráfica para saber o que o mercado tem a oferecer.

Uma dessas ferramentas que está ganhado cada vez mais espaço nos PCs dos web designers e desenvolvedores de games é o Substance Painter, da empresa Allegorithmic. Trata-se de um programa poderoso para texturização 3D e 2D, com recursos para desenvolver aplicações interativas.

Quer saber um pouco mais de como esse estúdio de criação pode revolucionar a sua arte? Acompanhe:

Fonte: TOOLFARM

Principais funções

O programa permite a pintura de diversos canais do mesmo modelo em tempo real, de forma não destrutiva. A resolução chega a 4K.

O usuário pode escolher entre centenas de tipos de pincéis com efeitos realistas e recursos exclusivos para criar diferentes efeitos nas texturas e ajustá-los para começar a pintar o material 2D ou 3D. Cada pincelada é automaticamente aplicada em todos os canais de cores de uma vez.

Fonte da imagem: support.allegorithmic.com

Interface

A interface do Substance Painter não é apenas intuitiva, com uma curta curva de aprendizado e fácil assimilação, como também se assemelha muito aos programas mais comuns da indústria de computação gráfica.

Tendo em vista que a maioria dos atalhos também é semelhante à maioria das aplicações de modelagem 3D, é possível que o artista consiga trabalhar na prática em pouco tempo com um curso ou orientação profissional adequada para isso.

Esse ensino técnico é importante para que o usuário não se sinta perdido diante de tantas possibilidades que o programa oferece, incluindo uma biblioteca de mapas HDR, sistemas avançados de iluminação, trocas de resolução de texturas, sistema inteligente de camadas etc.

Imagem de Dark Souls 3, game que utiliza YEBIS 2. Fonte: wccftech

YEBIS2

Artistas 3D, game designers, desenvolvedores de jogos e até profissionais do cinema podem desfrutar de uma tecnologia pioneira dos efeitos visuais, que também está inclusa no Substance Painter. A YESBIS2 é uma ferramenta desenvolvida pela Silicon Studio para aperfeiçoar resultados.

Isso porque, com ela, é possível criar canais de pintura e sombras personalizadas, além de poder utilizar as opções que já estão disponíveis. Também é possível fornecer um aspecto mais realista ao trabalho com a pintura por partículas, que dão o efeito detalhado de água e terra, por exemplo.

Tudo isso pode ser feito com o uso de uma nova geração de pré-visualizações, na qual o usuário tem uma melhor noção de resultados e enxerga todo o modelo de um modo mais próximo ao estágio final enquanto o texturiza.

Modelo 3D feito por Michael Pavlovitch. Fonte: creativetools.se

Versões

O programa está disponível para Windows e Mac, recentemente lançado em uma versão também para Linux, com integração e suporte para diversos softwares como 3DS Max, Blender, Cinema 4D, Maya e muito mais.

Trata-se de uma ferramenta versátil, capaz criar materiais, modelos e texturas profissionais para personagens de jogos, armas, cenários, objetos e qualquer tipo de assets em geral. Por isso, o programa tende a ser o mais procurado até o momento quando o assunto é pintura 3D.

O Substance Painter faz parte do conteúdo acadêmico da SAGA. Quer saber o que mais rola por aqui? Siga-nos nas redes sociais e não perca mais nenhuma novidade sobre o universo das artes digitais. Estamos no Facebook, no Twitter, no YouTube e no Instagram.

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso PLAYGAME