Games corporativos: conheça essa tendência do mercado

Games corporativos: conheça essa tendência do mercado

OVERWATCH - Blizzard Gamers day
De fã para fã: Overwatch | Blizzard Gamers Day
11/03/2016
Dia da Criatividade – 7 dicas para ser mais criativo
11/17/2016
Exibir Tudo

Games corporativos: conheça essa tendência do mercado

Há alguns anos, quando um profissional era encontrado jogando dentro de uma empresa, ele era considerado irresponsável por jogar em horário de trabalho, já que muitas organizações viam de forma negativa os colaboradores que se dedicam a este tipo de distração. Mas, com o passar dos anos, a ideia de que um amante desse tipo de passatempo é imaturo e antiprofissionais se modificou e essa mudança se deve, entre outras coisas, ao avanço dos games corporativos, ou, também denominados, “jogos sérios”.

Os games corporativos são jogos criados pera empresas, ou instituições de ensino, e que têm por objetivo realizar treinamento, seleções e engajar alunos e funcionários nas diversas atividades do dia a dia. É um mercado que está em plena expansão e tem ganhado muitos adeptos no setor empresarial.

Confira abaixo como os games corporativos se tornaram uma oportunidade nas empresas e como eles são essenciais para criar engajamento entre os funcionários.

gamification1

Crédito da imagem: inmetrics.com.br

Gamificação é tendência nas empresas

Foi-se o tempo em que as palavras diversão e trabalho, compromisso e jogos eram consideradas extremamente opostas. Pois, atualmente, as empresas investem em desenvolvimento de games para atrair e engajar colaboradores. Uma pesquisa realizada com promotores de vendas da Trade Marketing Solution (TMS), por exemplo, indicou que a utilização de jogos corporativos aumentaram 20%, em média, os resultados em vendas.

E essa tendência de gamificação pode ser observada tanto em corporações de diversos ramos de atuação quanto na educação e até nas áreas médicas. Estas empresas buscam, com a iniciativa, treinar os funcionários, definir as metas e até ampliar sua produtividade.

39780.162345-Gamification

Crédito da imagem: eexponews.com

Games corporativos e oportunidades de investimentos

A indústria de games está em ascensão e movimenta milhões em investimentos. Segundo uma pesquisa realizada pela Newzoo, o setor deve gerar US$ 99,6 bilhões até o final deste ano, criando várias oportunidades de empregos.

E este crescimento no mercado de games não fica apenas restrito aos jogos infanto juvenis — os jogos corporativos também vêm se beneficiando deste avanço. O Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais, realizado pela USP em 2014, revelou que 48% dos games criados por empresas no Brasil se enquadravam na categoria de “jogos sérios”, ou corporativos. Com esse desenvolvimento, é de se esperar que tantas companhias venham se especializando nesse nicho de mercado.

business_1

Crédito da imagem: empxtrack.com

Vantagens dos jogos corporativos

Esses games podem ser utilizados pelas empresas com diversos objetivos, como treinamento de profissional, engajamento de funcionários e até divulgação de produtos das empresas. Para as instituições que já implantaram a solução, os jogos ajudam a estimular o desenvolvimento dos colaboradores, além de possibilitar troca de experiências e estimulam a vivência nas organizações.

A ferramenta também está sendo muito utilizada por instituições de ensino. Neste caso, os games são utilizados como uma alternativa que auxilia no desenvolvimento dos estudantes e aumenta o interesse destes pelo aprendizado das disciplinas ministradas em sala de aula.

Gostou de descobrir como os games corporativos têm ajudado as empresas a engajarem seus funcionários? Então, que tal compartilhar a publicação e fazer com que seus seguidores também compreendam a função desses jogos?

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso PLAYGAME